Existimos para além de Junho

30 de Junho de 2023 

Encerra-se, com junho, um intenso mês de debates e de reflexões em torno da temática da diversidade sexual e de gênero. Nas empresas, universidades, organizações não-governamentais e órgãos públicos, a cada ano, eu tenho notado que se intensifica a programação de atividades.

Não se pode negar que o simbolismo das datas é bastante significativo quando estamos discutindo a história de lutas e de orgulho de cada comunidade vulnerabilizada. Contudo, nunca é demais lembrar que esse compromisso com a dignidade e a cidadania das pessoas LGBTQIA+ deve nos acompanhar durante todos os outros onze meses do ano. 

As discussões em torno da representatividade, da diversidade e da inclusão precisam pautar ações periódicas e constantes por parte de todas as pessoas que se consideram aliadas desta causa sob pena de se tornar algo superficial e pouco efetivo, para além do oportunismo que pode se caracterizar.

O compromisso consistente e permanente, em todos os espaços que ocupamos e no sentido de desconstruir a LGBTIfobia, o racismo, a misoginia, o capacitismo e o etarismo é tarefa fundamental e que seguiremos observando atentamente no nosso dia-a-dia.

Renan Quinalha

*Receba conteúdos como esse antes, basta assinar o boletim mensal.

Previous
Previous

Sinal de alerta na comunidade LGBTI+ internacional

Next
Next

Entrevista | Renan Quinalha – “Os desafios são enormes diante da terra arrasada”